Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Categorias por mídia -> Cultura: Esperanças e as …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Categorias culturais por tipo de mídia: A especificidade da expressão cultural dos Sem Terra por mídia.

Categoria cultural:

 Cultura: Esperanças e aspirações

  9 recursos

Tipo de mídia:

 Composições das crianças

AnteriorAnterior    recurso: 9 de 9    

Este recurso se encontra também em:

Composições das crianças

Autor:

Vanda Almeida Nascimento
(40 anos, Escola Sepé Tiaraju, Assentamento Liberdade no Futuro, Santana do Livramento, Rio Grande do Sul.) Reproduzida com a permissão do MST São Paulo

Título:

Brasil quantos anos você tem?
(O Brasil não alcançou a independência, apenas trocou as dependências. Há uma miséria crescente. Definindo ou não a problemática idade do Brasil, devemos buscar um país melhor.)

Essa é uma pergunta muito difícil de responder, porque ninguém sabe exatamente quantos anos o Brasil tem.

Os meios de comunicação dizem que o Brasil tem 500 anos, porque eles contam desde 1500, quando os portugueses invadiram o Brasil, mas o Brasil já existia. Quase ninguém lembra que antes dos portugueses, os índios já viviam aqui. Pessoas foram maltratadas, perderam suas terras e a maioria deles morreram quando os portugueses chegaram e os que conseguiram se salvar foram escravizados. Ainda hoje sofrem muito, são queimados vivos e as autoridades não fazem nada para mudar essa situação.

Brasil quantos anos você tem?

Será que um dia poderemos responder essa pergunta? Porque de uma coisa temos certeza, que o Brasil não começou em 1500. Poucas coisas mudaram, o Brasil deixou de ser dependente de Portugal, mas passa a ser dos Estados unidos e do FMI. Muitas coisas pioraram, como as crianças que moram nas ruas, que passam fome e frio. A miséria no Brasil está cada vez aumentando mais, mesmo não sabendo quantos anos o Brasil tem, vamos lutar para que nesses próximos anos do Brasil essa situação mude, para que os verdadeiros habitantes do Brasil tenham os seus direitos, para que as crianças tenham direito à educação, todas as pessoas possam trabalhar, para que ninguém mais passe fome.

Mesmo não sabendo quantos anos o Brasil tem, vamos fazer o impossível para que nos próximos anos a situação brasileira mude, mas mude para melhor.

Composições das crianças : Organizado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

BRAZILHO173

Desenhos das crianças
Apresentados em 3 concursos nacionais. O Brasil que queremos ter: seus projetos de vida advindos de sua xperiência de despossessão e de uma vida contingente; Brasil, quantos anos você tem: a revisão, pelas crianças, da historiografia oficial; Feliz Aniversário MST!: o impacto do Movimento sobre suas vidas.

Else R. P. Vieira

Veja também: As composições e poemas dos sem-terrinha: a história em revisão

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org