Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Terra: A fotogra …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Terra: A fotografia de Sebasti√£o Salgado 16 recursos (Arquivo selecionado por Else R P Vieira. Fotografias © Sebasti√£o Salgado)

AnteriorAnterior    recurso: 7 de 16    Seguinte

Autor:

Sebasti√£o Salgado

Título:

A luta pela terra: uma parada de dor

Veja também:

Depoimentos de Intelectuais e Artistas - o anjo esquerdo da história
(Poema: expressa a indignação do autor pela persistente impunidade, um ano depois do massacre de dezenove sem terra em Eldorado de Carajás

Letras de m√ļsicas - Eldorado dos Caraj√°s

A luta pela terra: uma parada de dor

No dia 17 de abril de 1996, 1500 camponeses ocuparam a rodovia PA-150, na altura do vilarejo de Eldorado dos Carajás em protesto contra a demora do governo federal em assentar suas famílias nas terras da Fazenda Macaxeira, onde já se encontravam já fazia vários meses. No final da tarde, o comando da polícia militar do Pará enviou tropas de dois quartéis diferentes, com fuzis e metralhadoras, que cercaram os manifestantes dos dois lados da estrada e em seguida abriram fogo, matando 19 camponeses e deixando 57 feridos. O legista Nelson Massini, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, enviado ao Instituto Médico Legal de Marabá pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, constatou que dez das vítimas, pelo menos, foram executadas sumariamente com tiros na cabeça e na nuca. As marcas de pólvora indicam que as armas foram disparadas a curtíssima distância. Outros sete sem-terra tiveram seus corpos retalhados a golpes de foice ou facão. Pará, 1996.

Salgado, Sebastião. Terra. Introdução de José Saramago. Versos de Chico Buarque. São Paulo: Companhia das Letras, 1997: 118 (fotografia), 142 (legenda). Registramos nossos agradecimentos a Sebastião Salgado pela permissão de uso gratuito de suas fotografias e legendas neste website. Para maiores informações sobre as fotografias e legendas, favor contactar neil@nbpictures.com

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

PARADEOF937

Gloss√°rio

Compilado por Else R P Vieira. Tradu√ß√£o © Thomas Burns.

Eldorado de Caraj√°s, Massacre de
"Caraj√°s, regi√£o localizada no sudeste do Par√°. Recebeu essa designa√ß√£o em fun√ß√£o da serra dos Caraj√°s, onde antigamente viviam os povos ind√≠genas do mesmo nome. 0 centro da regi√£o √© a cidade de Marab√°. Foi no munic√≠pio de Paraupebas que ocorreu o massacre de 19 sem-terra, em 17 de abril de 1996, durante uma manifesta√ß√£o na rodovia local, praticado pela Pol√≠cia Militar e por fazendeiros. At√© hoje nenhum dos 156 policias e oficiais envolvidos no massacre sofreu qualquer puni√ß√£o ou julgamento. Em mar√ßo de 1998, oito desses mesmos policiais envolveram-se no assassinato de mais dois l√≠deres do MST na regi√£o" (Fernandes, Bernardo Man√ßano e Stedile, Jo√£o Pedro. Brava gente: a trajet√≥ria do MST e a luta pela terra no Brasil. S√£o Paulo: Editora Funda√ß√£o Perseu Abramo, 1999, nota 13, p. 144). 

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org