Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Por mídia -> Música (CDs)

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Cultura emergente por tipo de mídia -> Música (CDs) 11 recursos (Compilado por Else R P Vieira.)

AnteriorAnterior    recurso: 11 de 11    

Autor:

MST

Título:

Carta de agradecimento aos amigos que fizeram o CD Um Canto Pela Paz

'Cantamos...
Porque nossos mortos e os sobreviventes querem que cantemos.'
Mário Benedetti

Um Canto pela Paz, ecoa num momento onde o império declara guerra aos pobres do Afeganistão, como represália ao atentado contra as torres gêmeas de NY e ao Pentágono, estes símbolos da pujança capitalista do poderio bélico da nova Roma do Século XXI, agora em crise existencial.
A 'guerra ao terror' faz vítimas entre crianças, culpadas por serem os alvos mais fáceis dos mísseis estadunidenses à procura dos filhos de Maomé. Abençoados pela fúria da opinião pública ocidental, que parece ter perdido da memória os mais de um milhão de mortos, sobrinhos do Tio Ho, no Vietnã. Das centenas de milhares de almas inocentes desaparecidas no desabrochar atômico de Hiroshima e Nagasaqui. Do apoio yankee ao genocídio indonésio contra nossos irmãos do Timor Leste. Das ações covardes dos bombardeios que aniquilaram mais de 130 mil crianças iraquianas. Mesmo império, que impõe ao nosso continente a morte de centenas e milhares de crianças vitimas da desnutrição e da fome.
Nós deste canto do mundo, cortados por 500 anos de violência do LATIFÚNDIO, que sangra nossa história e nos condena a navegar no obscurantismo de uma sociedade que resiste a acertar contas com seu passado escravista, colonial, dependente. Brasil de Eldorado dos Carajás e de tantos massacres de pobres, negros, índios, meninos de rua, favelados, Cabanos, Canudos, Palmares. Brasil do silêncio e da dor anônima, da tortura, da guerra subterrânea contra seu povo.
Brasil deste canto.Pulmão do mundo. Do Araguaia, do Amazonas, do Tocantins, do Madeira, da várzea. Do Tapajós, dos Carajás... Que como vulcão enfurecido jorra sentimento em forma de música.Canto de Cláudio, Pedrinho, Adilson, Zeca, Munhoz, Ricardo, Mário, Melônio, Curuperé, Gaya, César, Uchoa, Martin, Ray, Manos da Baixada, Afonso, Eduardo, Arcano, Rafael, Carlos, Otávio, Demilson, Edmilson e tantos braços e tantas vozes.
Outros palcos nos convocam, irmãos: nas ruas, acampamentos, escolas, greves, marchas, ocupações.Uma nova intifada surge a cada esquina, porque, como disse Leminsk ; 'Na luta de classes todas as armas são boas: pedras, noites e poemas.'
Obrigado companheiros, por nos ajudarem, nesses tempos de guerra, a bombardear este mundo, com Um Canto Pela Paz!
Venceremos!

Direção Estadual do Movimento Sem Terra-Pará
Marabá, novembro de 2001

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

LETTEROF312

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org