Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Estudos … -> Depoimentos de Intelectua …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Estudos, depoimentos & referências -> Depoimentos de Intelectuais e Artistas 13 recursos (Compilado por Else R P Vieira. Tradução © Bernard McGuirk.)

AnteriorAnterior    recurso: 5 de 13    Seguinte

Autor:

Darcy Ribeiro
(Escritor brasileiro, eminente antropólogo, pesquisador, autor de vários livros. Ministro da Educação.)

Título:

Pela doação da terra
(O MST é importante por obrigar o Brasil a levar a questão agrária a sério. Miséria escandalosa imposta pelos latifúndios que não produzem e não geram empregos.)

O Movimento Sem Terra é uma das coisas mais importantes que já aconteceu no Brasil. E muitos de nós guardamos no coração uma grande esperança neles, para obrigar o Brasil a levar a questão agrária a sério. O MST junta hoje todos os tipos de lavradores, que invadem fazendas improdutivas e vivem na miséria imposta pelos latifundiários. O que eles pedem é que o governo lhes dê terra. Diante dessa coisa escandalosa, o Brasil todo devia gritar(2).

Toda a máquina brasileira da Justiça, da Polícia, toda máquina oficial brasileira existe para garantir o latifúndio, o latifúndio que não produz, não emprega gente.

1 Nota do editor: Eminente antropólogo brasileiro. Escritor. Foi Ministro da Educação. Responsável pela criação da Universidade de Brasília. Pesquisador, autor de inúmeros livros, destacando-se O povo brasileiro. Morreu em 1997.

2 Nota do editor: Fonte: Calendário Histórico dos Trabalhadores, produzido pelo Setor de Educação/ Formação do MST. São Paulo: MST, janeiro de 1999, p.9). Reprodução autorizada pelo MST de São Paulo.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

FORTHEDO835

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org