Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Por mídia -> Composições das crianças

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Cultura emergente por tipo de mídia -> Composições das crianças 17 recursos (Organizado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.)

AnteriorAnterior    recurso: 8 de 17    Seguinte

Este recurso se encontra também em:

História: Marchas, marcos, congressos

Autor:

Tony Regis Xavier de Souza
(12 anos, terceira série, Escola Municipal Comendador Hugo Rodrigues da Cunha, Acampamento Fazenda Olho D'Água, Minas Gerais.) Reproduzida com a permissão do MST São Paulo

Título:

Parabéns MST
(O desenvolvimento de uma consciência política e de um sentido de valor próprio a partir da experiência nos acampamentos. O papel do MST dando esperança e absorvendo os excluídos da sociedade.)

Eu sou jovem como você. Morei debaixo da lona preta durante 5 anos por força do destino, fui parar no orfanato e foi aí que descobri o valor de ter liberdade, pois foi na lona que eu aprendi que as pessoas têm direitos e valem muito. Porque você nasceu e cresceu junto com a gente. Mostrando a cada dia que pobre tem que lutar e merece ser feliz.

Parabéns MST porque nestes 15 anos você mudou a cara do Brasil. Deu a muitos rostos de trabalhadores sofridos, a esperança de vencer, porque você tem coragem de acolher os meninos de rua, os drogados, as prostitutas, todos aqueles que a sociedade exclui. Você dá esperança ao nosso povo. Feliz aniversário porque você nasceu para brilhar.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

CONGRATU268

Desenhos das crianças
Apresentados em 3 concursos nacionais. O Brasil que queremos ter: seus projetos de vida advindos de sua xperiência de despossessão e de uma vida contingente; Brasil, quantos anos você tem: a revisão, pelas crianças, da historiografia oficial; Feliz Aniversário MST!: o impacto do Movimento sobre suas vidas.

Else R. P. Vieira

Veja também: As composições e poemas dos sem-terrinha: a história em revisão

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org