Vozes Sem Terra -> Imagens & Vozes -> Por categorias -> Cultura: Esperanças e as …

English | Português

As Imagens e as Vozes da Despossessão: A Luta pela Terra e a Cultura Emergente do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Língua:

Português (change language to English)

Esta página:

Cultura emergente por categorias -> Cultura: Esperanças e aspirações 25 recursos (Categorias culturais produzidas por & © Else R P Vieira)

AnteriorAnterior    recurso: 8 de 25    Seguinte

Este recurso se encontra também em:

Composições das crianças

Autor:

Gleiciane Fernandes Braga
(10 anos, quarta série do ensino fundamental, Escola Unidocente do Assentamento Nova Conquista, em Nova Conquista, Espírito Santo.) Reproduzida com a permissão do MST São Paulo

Título:

O Brasil que queremos
(que todos possam ter casa, comida, roupa e saúde.)

0 nosso Brasil hoje não está nada bem. Tem muitas pessoas desempregadas, crianças passando fome pelas ruas, famílias morando embaixo das pontes porque não têm onde morar e nem o que comer, muitas pessoas analfabetas - principalmente na zona rural.

Na nossa região não chove há muito tempo. Os nossos pais estão preocupados com a seca, porque não estão produzindo nada. Não tem feijão, não tem arroz que eram os alimentos que mais produzíamos.

A preocupação é maior porque o governo não ajuda as pessoas que estão sofrendo com a seca. Até nosso café não está mais agüentando, porque os rios estão secando, e como a irrigação é pequena não está dando para molhar bem molhado. Sabemos que não é fácil resolver este problema da seca, mas o governo poderia ajudar de outra maneira.

Queremos um Brasil diferente, onde todos os brasileiros possam ter um emprego e salário justo; educação e escolas de qualidade para todos; segurança para todos os menores abandonados e toda a população; queremos mesmo é que todos os brasileiros possam ter casa para morar, comida para comer, roupa para vestir, que a saúde seja para todos e não apenas para quem tem dinheiro, que o governo faça uma Reforma Agrária de verdade, e não de mentirinha como sempre fez. E que dê também condições ào homem do campo para conseguir viver na terra.

Queremos um país melhor!

Composições das crianças : Organizado por Else R P Vieira. Tradução © Thomas Burns.

Data:

novembro de 2002

Recurso ID:

BRAZILWE519

Desenhos das crianças
Apresentados em 3 concursos nacionais. O Brasil que queremos ter: seus projetos de vida advindos de sua xperiência de despossessão e de uma vida contingente; Brasil, quantos anos você tem: a revisão, pelas crianças, da historiografia oficial; Feliz Aniversário MST!: o impacto do Movimento sobre suas vidas.

Else R. P. Vieira

Veja também: As composições e poemas dos sem-terrinha: a história em revisão

		À Universidade da página bem-vinda de Nottingham

Vozes Sem Terra, site hospedado pela
School of Languages, Linguistics and Film
Queen Mary University Of London, Grã-Bretanha

Coordenadora do Projeto e Organizadora do Arquivo: Else R P Vieira
Produtor do Web site: John Walsh
Arquivo criado em janeiro de 2003
Última atualização: 07 / 05 / 2016

www.landless-voices.org